Controladoria Estratégica Empresarial



12 meses 650,00 Novas turmas para Agosto/2016

Apresentação

O complexo mundo dos negócios requer profissionais com visão sistêmica da organização, neste sentido é necessário desenvolver o conhecimento estratégico, alavancando a performances dos negócios.
'As empresas modernas necessitam de processos de gestão bem delineados, para manter-se no mercado, desta forma o curso oferece subsídios para analise de cenários, perspectivas, processos e questões diversas e desenvolver um modo de pensar estratégico em diversos contextos administrativos, contábeis e financeiros. O curso tem como diferencial a disciplina metodologia de ensino superior, preparando os alunos para a vida acadêmica através de uma reflexão sobre a docência do ensino superior, na perspectiva dos conhecimentos didáticos pedagógicos

Objetivo

Proporcionar ao profissional de nível superior uma visão global sobre controladoria, levando-os a refletir sobre as mudanças de paradigmas da gestão empresarial, avaliando seu desempenho focado na tomada de decisão abordando conhecimentos relativos a áreas econômica e financeira atualizados com as mudanças no cenário contábil nacional e internacional, preparando profissionais com visão integrada e estratégica nas organizações.

Oferecer ao acadêmico, formação humanística adequada à realidade brasileira com conhecimento genérico das áreas de atuação nas organizações com fins lucrativos ou não, capacitando-o para:

» Dar ao profissional de nível superior uma visão global de negócios, levando-os a refletir sobre as mudanças de paradigmas na contabilidade e administração, relativas ao processo de gestão no seio das organizações, preparando estes profissionais com visão integrada e estratégica das organizações;
» Preparar profissionais para a gestão das empresas, para que possam inferir no processo de decisão dessas entidades de modo a torná-las eficientes e eficazes, fornecendo informações gerenciais de controle e finanças para tomada de decisões;
» Trabalhar os conhecimentos obtidos, aplicando-os na estratégia dos negócios através das disciplinas;
» Apresentar e desenvolver, junto aos profissionais, conceitos e técnicas que possibilitem uma atualização profissional, habilitando-os a atuarem como Controladores ou como Gestores Financeiros em organizações públicas, privadas ou do terceiro setor;
» Trabalhar em equipe no desenvolvimento de planos de Controladoria;
» Proporcionar aos profissionais a opção de atuarem no Ensino Superior através da Metodologia do Ensino Superior, vivenciando o ambiente educacional tendo ciência do ambiente interno e externo da sala de aula.

Público Alvo

PÚBLICO ALVO
Contadores, Administradores, Economistas e gestores em geral que desejam se desenvolver nas áreas de gestão econômica, controladoria, contabilidade, finanças empresariais a partir de uma visão estratégica da empresa.

Grade Curricular

MÓDULO BÁSICO
Metodologia Pesquisa Aplicada
Ementa: Estudo dos fundamentos do conhecimento e do trabalho científico sobre pesquisa em Saúde (alternativas metodológicas e preceitos éticos). Bases para a realização de um artigo técnico científico, para o preparo de um trabalho para apresentação em evento científico e para publicação.
Carga horária: 40 horas

Didática Ensino Superior
Ementa: Analisar criticamente os fundamentos e ação docente nos diferentes momentos da Didática e as múltiplas determinações que interferem no processo ensino-aprendizagem, elaborando e reelaborando o conhecimento no âmbito do ensino superior. O planejamento e as possibilidades didáticas de organização de planos de ensino. Metodologias didáticas na docência no ensino superior. Relação pedagógica na aula universitária e mediação docente. Avaliação do processo ensino-aprendizagem: concepções teóricas e práticas, elaboração de instrumentos avaliativos.
Carga horária: 40 horas

Gestão Marketing Empresarial
Ementa: Apresentação da importância do estudo do posicionamento, da análise da oferta da empresa, de seus concorrentes e o desenvolvimento de estratégias de produto, preço, promoção e de canais de distribuição.
Dentro do escopo do marketing adquire-se conhecimento sobre o processo de planejar e executar a concepção do composto de marketing, ou seja, a precificação, a promoção e a distribuição de bens, serviços e ideias, por meio de trocas lucrativas que satisfaçam as necessidades e desejos de pessoas e organizações, bem como, desenvolver ações de marketing que gerem demanda para produtos e serviços prestados.
Carga horária: 40 horas

MÓDULO ESTRATÉGIA
Estratégia Custo e Preços
Ementa: A disciplina tem como propósito estabelecer as técnicas de preços em função da disponibilidade da renda do consumidor e as ações dos concorrentes para conquistá-lo. A abordagem concentra-se na tomada de decisões em ambientes onde o mercado é altamente competitivo e que exige uma atenção muito grande para se fixar preços dos produtos e serviços. Identifica, também, a importância dos conhecimentos obtidos de economia, marketing e gestão financeira.
Carga horária: 40 horas

Estratégia Tributária e Fiscal
Ementa: Estratégia Tributária e Fiscal, parti da concepção de que toda a empresa para permanecer em continuidade, precisa ser competitiva, entre as diversas estratégias, destaca-se o planejamento tributário e fiscal como instrumento para melhorar o desempenho e resultados das empresas, tornando-se competitivas. O excesso de tributação inviabiliza muitas operações, as estratégias tributárias e fiscais proporcionam não só a continuidade da entidade, como dos produtos e serviços, num preço compatível com o que o mercado consumidor deseja pagar.
Carga horária: 40 horas

MÓDULO BÁSICO
Estratégia Empresas e Negócios
Ementa: No ambiente empresarial, onde a competição torna-se cada vez mais acirrada face da globalização dos mercados, as organizações enfrentam a incerteza inovando, ou seja, criando estratégias nas quais possam revisar e reestruturar todo o processo administrativo. Para isso, é fundamental para as empresas estarem capacitadas para lidar com esta diversidade de acontecimentos e poder contar com inovações gerenciais adequadas para gerir seus negócios visando atingir uma efetividade administrativa, de forma a poder extrair os benefícios decorrentes das novas formas de gestão.
Carga horária: 32 horas



Estratégia Recursos Humanos
Ementa: A gestão e estratégia de recursos humanos envolvem os enfoques estruturais das organizações, já que estas podem ser compreendidas como espaços sociais. A capacidade de envolver as pessoas nas estratégias organizacionais, a compreensão das práticas existentes para tanto e suas implicações é requisito para o gestor e pesquisador em organizações, o que denota a relevância da disciplina. Analisar os conceitos sobre estratégia em recursos humanos, identificando a teoria e as práticas referentes à política de gestão de pessoas nas organizações. Pretende-se que os alunos identifiquem os elementos fundamentais na estratégia de recursos humanos no contexto atual e suas implicações para o trabalho e o desempenho organizacional.
Carga horária: 32 horas

MÓDULO CONTROLADORIA
Contabilidade Internacional
Ementa: Processo de convergência de padrões contábeis em nível internacional. Adoção do padrão contábil IFRS no Brasil – parcial e completa. Diferenças e similaridades entre as normas contábeis locais e internacionais. Estudo das normas internacionais de contabilidade (aspectos principais). Contextualizar o processo de convergência de normas contábeis em nível internacional; Apresentar os principais aspectos do processo de adoção do padrão contábil IFRS no Brasil; Discutir as diferenças e similaridades entre as normas contábeis locais e internacionais; Estudar os principais pontos das normas internacionais de contabilidade.
Carga horária: 32 horas

Controladoria e Gestão de Empresas
Ementa: A organização: visão sistêmica, missão, visão, estratégia. Subsistemas empresariais e modelos de gestão estratégica. O modelo da Controladoria nas organizações. As funções do controller e sua posição na estrutura organizacional. Autoridade e responsabilidade da Controladoria como um órgão. Controle: princípios, conceitos e instrumentos de controle gerencial. Processos de planejamento e controle. Contabilidade por responsabilidade. Centro de lucro e preço de transferência. Conceitos gerais de mensuração. Modelos de gestão da performance. Indicadores de Desempenho. Mapas estratégicos – Balanced Scorecard.
Carga horária: 40 horas

Cenários da Economia
Ementa: As organizações vivem inseridas no contexto global, do país, da economia e das conjunturas que interferem diretamente no resultado do negócio. Estudar e avaliar o impacto das mudanças estruturais no resultado da empresa é de suma importância para o gestor. Os principais aspectos da economia que serão discutidos durante o curso.
Carga horária: 32 horas

Monografia - Pesquisa
Ementa: Ciência e conhecimento científico, métodos científicos, pesquisa científica, redação do trabalho científico, elaboração dos trabalhos de pós-graduação, participação em eventos, projeto de pesquisa, monografia, dissertação de mestrado, tese de doutorado, normas da ABNT, normas para apresentação escrita.
Carga horária: 32 horas

Certificação

Taxa de Inscrição: R$ 50,00
Mensalidades: 12 parcelas de R$ 500,00

Pré-Requisitos

Documentação e Requisitos Técnicos

COORDENAÇÃO
Prof.ª Ms. Maria Aparecida Campos da Silva, mestre em Controladora Empresarial, coordenadora dos cursos de graduação de Ciências Contábeis e Gestão Financeira e pós-graduação de Controladoria em Estratégia Empresarial.

Início

Novas turmas para Agosto/2016

Duração e Tipo de Formação

12 meses

Período

Turma semanal noturno – 08/2016 a 09/2017.
As aulas serão ministradas das 19h00 às 22h40 semanalmente.
Terça-feira e quinta-feira.

Valor

650,00