No Brasil, muitas pessoas acabam
desistindo de estudar por causa da falta de tempo e dinheiro. No severo e
competitivo mercado de trabalho, inúmeros requisitos são cobrados, desde a
formação acadêmica até especializações, e a realidade é mais dura para aqueles
que não têm contato com o estudo.
Segundo
pesquisa feita pelo Portal Educação, neste ano, com mais de 10 mil
entrevistados, 47,30% das pessoas não estudam por falta de dinheiro, enquanto
22,96% afirmam que a falta de tempo é o fator que atrapalha os estudos. Curiosamente,
em 2012, uma mesma pesquisa foi feita, e ficou constatado que 54,7% dos
entrevistados não estudam por causa do pouco dinheiro. Já 39,8 responderam que
não estudam por falta de tempo.
Ao analisarmos a diferença entre as pesquisas do ano passado com a deste ano, fica claro que o ensino de Educação a Distância (EAD) virou uma alternativa viável para estudar e especializar-se em determinada área, pois se trata de uma modalidade mais barata e com flexibilidade de tempo para o estudo. Por outro lado, as respostas dos entrevistados, afirmando sobre a falta de tempo, podem ser uma desculpa, pois existem inúmeras bibliotecas digitais, vídeos gratuitos, cursos online e internet móvel que possibilitam várias maneiras de se estudar.
O ensino EAD é uma boa alternativa para pessoas ocupadas que têm interesses em especializar-se e buscar novos conhecimentos para dar um salto na carreira. Lembre-se que o EAD permite uma eficaz combinação entre estudo e trabalho, além de dar ao aluno a liberdade de decidir quando e como estudar.
O Grupo Educa Mais, empresa emergente no ensino EAD, oferece vários cursos online de atualização e especialização para vários tipos de carreiras, entre elas: Direito, Engenharia, Educação, MBA, Saúde, Meio Ambiente, Administração, Informática, entre outros.