O que é a CPE
A Coordenação de Pesquisa e Extensão da Faculdade Educamais foi criada no primeiro semestre de 2018, com o intuito implementação de políticas de desenvolvimento em pesquisa, extensão e ações de monitoria. A institucionalização de um setor responsável pela promoção da extensão e da pesquisa atesta a preocupação e o interesse da Faculdade em fornecer a melhor formação para seus alunos, integrando-os na realidade social, por meio da extensão acadêmica e estimulando o espírito crítico e ético a partir da pesquisa.
A Coordenação de Pesquisa e Extensão – CPE, é responsável pelo gerenciamento das atividades de Pesquisa, Extensão e Monitoria, bem como responsável pelo gerenciamento e acompanhamento dos relatórios de pesquisa, extensão e monitoria. A Coordenação de Pesquisa e Extensão – CPE, também atua no gerenciamento da organização dos eventos científicos e publicações.
A Comissão de Pesquisa e Extensão - CPE da Faculdade Educamais tem como uma de suas funções a busca de oportunidades de transferência para a sociedade do conhecimento básico e tecnológico aqui desenvolvido. Assim, tanto na pesquisa como na extensão, a CEP atua como facilitadora na identificação e organização de novas demandas científicas e sociais e na efetivação de parcerias nas diferentes áreas de competência da Faculdade.
A pesquisa está organizada em Programa de Iniciação Científica e Programa de Pesquisa Docente de maneira multidisciplinar em diferentes áreas, promovendo oportunidade de formação de novos pesquisadores e novas soluções tecnológicas.
A extensão tem como objetivo a integração e o relacionamento entre a comunidade acadêmica e a sociedade por meio de parceiras, que visam a transmissão do conhecimento nela produzido.
São objetivos da Coordenação de Pesquisa e Extensão:
- 1 - Estimular e apoiar o corpo docente e discente na realização, publicação e divulgação de suas produções científicas;
- 2 - Incentivar a pesquisa científica, envolvendo docentes e discentes dos diferentes cursos da Faculdade Educamais.
- 3 - Divulgar a produção científica e a produção extensionista da Instituição, articulando ensino, pesquisa, extensão.
- 4 - Realizar cursos e eventos científicos a partir das necessidades e demandas dos discentes e docentes e de dados oriundos de pesquisas;
- 5 - Assessorar na elaboração de projetos e programas de pesquisa e extensão, estimulando e dando apoio às suas realizações;
- 6 - Assessorar, regulamentar e acompanhar a realização de projetos de pesquisa e de extensão.
- 7 - Opinar em processos que envolvam pesquisa e extensão para os cursos;
- 8 - Fornecer orientações técnico-científicas de elaboração e publicação de trabalhos científicos a docentes e discentes.
- 9 - Promover atividades de capacitação científica aos docentes e discentes em todos os Cursos de Graduação da Faculdade Educamais;
- 10 - Promover maior integração entre Ciência e Sociedade, por meio de eventos, palestras, jornadas que divulguem o conhecimento científico para a comunidade acadêmica e para a sociedade, de modo geral.
- 11 - Impulsionar a divulgação científica, por meio da organização de publicações impressas e eletrônicas, tais como: Revista Científica; Anais da Jornada de Iniciação Científica, Anais do Seminário de Ensino, Pesquisa e Extensão, eventos anuais promovidos pela faculdade, entre outras formas de publicação e de divulgação científica.
- 12 - Contribuir para o incentivo à Iniciação Científica, por meio de Programas de Iniciação Científica, despertando nos discentes o estímulo à pesquisa.
- 13 - Articular os pilares ensino, pesquisa e extensão como eixos norteadores para o desenvolvimento da instituição.
- 14 - Incentivar a pesquisa e a extensão, por meio de abordagens multidisciplinares, capazes de articular as diferentes áreas de conhecimento dos diversos cursos da instituição.
- 15 - Incentivar o Programa de Monitoria, estimulando docentes e discentes para ações orientadas a projetos de monitoria para as disciplinas de graduação dos diferentes cursos da Faculdade.
São competências da Coordenação de Pesquisa e Extensão:
- 1 - Estimular a investigação científica junto a alunos e professores pesquisadores da instituição;
- 2 - Promover e divulgar eventos que estimulem a produção científica;
- 3 - Organizar e manter atualizado o cadastro de pesquisadores, com suas produções científicas e pesquisas realizadas, bem como acompanhar e divulgar os programas e projetos de pesquisa na Instituição;
- 4 - Estimular o desenvolvimento de projetos de iniciação científica, favorecendo aos alunos a participação em projetos e eventos internos e/ou externos à Faculdade, bem como o aperfeiçoamento desses alunos;
- 5 - Coordenar o processo de seleção de docentes e alunos interessados nas Bolsas de Iniciação Científica, de Monitoria e Pesquisa Docente;
- 6 - Orientar alunos e professores pesquisadores, bem como mediar possíveis conflitos entre estes durante a vigência da bolsa.